quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Psicologia, uma senhorita no SUS


A Psicologia é uma ciência nova.

Penso que 90% das pessoas entendem que a Psicologia é aquela chamada clínica, onde um paciente senta numa cadeira e despeja seus problemas para o profissional psicólogo ouvir e ou aconselhar.

Mas a Psicologia é muito, muito mais que isso.

Além dos vários referenciais teóricos existem diversos campos de atuação para o psicólogo como, por exemplo: Saúde, Educação, Empresas, Docência e por aí vai!

Existem ainda várias formas de atendimento: individual, grupal, familiar, de casal.

Dentro do Sistema Único de Saúde então é uma super novidade!

Quando eu digo novidade nem é do tempo medido em meses, anos. É uma novidade no sentido da construção da prática e da teoria.

Na minha graduação não tive nenhuma disciplina voltada para a Saúde Pública então caí de pára-quedas no meu trabalho.

A cidade que moro é pequena, tem 54 mil habitantes. Antes de eu ser chamada no concurso uma única psicóloga atuou durantes anos aqui.Aí um tempo antes de mim outra foi chamada e logo depois seria eu.

Não passou muito tempo a psicóloga “mais antiga” aposentou e então somos só duas na rede toda. Temos ainda mais duas no CRAS.

A Educação não tem nenhuma profissional então tudo vai parar na Saúde. Mas isso é assunto prá outro dia.

O que quero dizer é que quando entrei fui procurar saber sobre a Psicologia dentro do SUS. São várias portarias e bem resumidamente temos que realizar atendimentos individuais, grupais e participar dos projetos que o Ministério da Saúde oferece.

Cheguei ao ponto!

Eu sou articuladora da Educação Permanente do município.

Definição de EP de acordo com o Portal da Saúde: 

A Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS), voltada  para a formação e o desenvolvimento de trabalhadores do SUS, é compreendida como uma proposta de ação capaz de contribuir para a necessária transformação dos processos formativos e das práticas pedagógicas e de saúde, abarcando também a organização dos serviços.” ( Via Portal da Saúde).

É um espaço reservado para discussão, avaliação, reavaliação das nossas práticas profissionais. Não só da Psicologia, de todas as profissões.

E eu gosto muito de participar desse projeto! Penso que a Psicologia contribui e muito para as ações de EP.

Aqui em Ibitinga trabalhamos a Linha de Cuidados da Gestante e Puérpera, já que nosso índice de mortalidade materno-infantil está muito alto. Discutimos novos horários de atendimento, novas formas de atendimento e foi um trabalho muito bacana que está dando bons resultados.

Essa é só uma das minhas atividades como Psicóloga da rede de Saúde de Ibitinga!

Gostou? Ficou curioso? Alguma dúvida? Comenta aí! Te espero!

Beijo

3 comentários:

  1. Não sabia que esse era seu foco de trabalho, Pat!!!
    Aqui no aprimo também atendemos SUS, mas é ambulatorial e enfermaria, meu foco são nos pacientes candidatos à transplante, os transplantados e aqueles em cuidados paliativos.
    Não é fácil. Mas é mto gratificante pelos pacientes em si.
    Eles tornam nosso trabalho extremamente reforçador. =)

    ResponderExcluir
  2. Na verdade não é o foco! É só uma das minhas muitas atribuições!
    Eu faço grupos de pacientes, atendimentos individuais....

    Depois falarei melhor sobre isso!

    ;)

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. Oi Pati, muito pertinente este assunto, pois a inserção do psicólogo na Saúde Pública ainda é muito novo e o nosso papel está em plena construção. Uma vez que com a Estratégia de Saúde da Família a "cara" da Atenção Básica tb. está mudando muito e nós psicólogos temos muito a contribuir com o nosso conhecimento, mas para isso, precisamos romper com as práticas tradicionais da Psicologia da Saúde.
    Aqui em São Bernardo do Campo estamos fazendo esta discussão entre os psicólogos, no que eu puder contribuir a fim de enriquecer esta reflexão conte comigo.
    No momento, estou de férias!!!Uhuuuuuu
    E tb. vamos nos ver viu, mesmo eu não sendo de Bauru...heheheheh
    Bjão, Bela.

    ResponderExcluir